Powered By Blogger

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

MODELAGEM E FABRICAÇÃO DE SABÃO




Esta é uma das especialidades para o campori cariocão 2010.

Se procurarmos na internet ou enciclopédias, encontraremos diversas histórias sobre a origem da fabricação de sabão, historias que se complementam conforme novas descobertas e evoluções da fabricação de um dos produtos mais consumidos pela população do planeta.


Saiba como surgiu uns dos itens mais usados nos processos de higiene e limpeza em todo o mundo.


O sabão foi inventado no ano de 600 a.C. pelos fenícios que usavam terra argilosa contendo calcário ou cinzas de madeira, era um sabão pastoso. E foi usado em Roma no século IV, apenas para lavar os cabelos.


O sabão sólido apareceu no século XIII. quando os árabes descobriram o processo de saponificação - mistura de óleos naturais, gordura animal e soda cáustica que depois de fervida endurece. Os espanhóis, tendo aprendido a lição com os árabes, acrescentaram-lhe óleo de oliva, para dar ao sabão um cheiro mais suave. Nos séculos XV e XVI, várias cidades européias tornaram-se centros produtores de sabão, nesa época o sabão era um produto de luxo, usado apenas por pessoas ricas.


Em 1792, o químico francês Nicolas Leblanc conseguiu obter soda caústica do sal de cozinha e, pouco depois, criou-se o processo de saponificação das gorduras, o que deu um grande avanço na fabricação de sabão.


Em 1878, Harley Procter (dono de uma fábrica de velas e sabão) queria produzir um sabão novo, branco, cremoso e delicadamente perfumado, seu primo, o químico James Gamble, chegou à formula desejada. Esse novo sabão produzia uma rica espuma, mesmo em contato com a água fria, e tinha uma consistência homogênea e suave.


Algum tempo depois, um descuido na fábrica levou a fabricação de um novo tipo de sabão, o Sabão de mármore.


Com a invenção da luz elétrica, Harley Procter previu que a eletrecidade poderia acabar de uma vez com a seu lucrativo negócio de velas, e assim decidiu promover o seu sabonete.


Em 1879 foi invetado o Sabonete "Roger & Gallet" o primeiro sabonete redondo, envolto artesanalmente em papel drapeado.


Assim surgiu o produto mais usado no mundo, que hoje apresenta várias formas, tipos, tamanhos e cores.

Para quem não sabe, assim surgiu uma das maiores empresas do mercado, a Procter & Gamble.


Fonte: http://www.limpnet.com.br/



MAIS HISTÓRIAS SOBRE SABÃO


A origem do sabão não é precisamente conhecida, mas o primeiro uso documentado do sabão não foi para higiene pessoal mas sim para a limpeza e processamento de couro de animais e lã de ovelhas. A prática de fabricação de sabão pode ser encontrado em tábuas de argila dos antigos sumérios por volta de 2500 A.C. (Antes da era cristã).


Sabão era produzido da mistura de gordura de carneiro e das substâncias contidas nas cinzas de pequenos arbustos nativos solúveis em água para limpar lã. No primeiro século da era cristã em Roma, sabão tingido foi usado nos cabelos ou até talvez em outras partes do corpo. Este costume foi adquirido dos gauleses.


Há uma lenda interessante (não suportada por nenhuma evidência) que explica que a palavra sabão teve sua origem derivada do Monte Sapo, lugar onde animais eram queimados em sacrifício aos deuses, uma prática comum na Roma antiga.


As águas das chuvas naturalmente se misturavam com as cinzas dos altares de sacrifício solubilizando os álcalis que combinavam e reagiam com a gordura animal residual liberada pelo calor do fogo. Juntos escorriam morro abaixo (formando sabão enquanto desciam) caindo no rio Tibre. Os habitantes de Roma perceberam que as roupas ficavam mais limpas quando lavadas próximo aos altares de sacrifício.


Há outra vertente de pensadores que argumentam que a fabricação de sabão foi uma criação celta (dos bárbaros do norte da África) e foi levada a Roma através das legiões que conquistaram o norte da África.


Como tudo que não era romano era considerado bárbaro, uma lenda foi convenientemente inventada demonstrando que a invenção do sabão foi romana. Apesar das teorias conflitantes sobre a descoberta do sabão não terem sido organizadas, na época da erupção do Vesúvio em 79 D.C. (depois da era cristã), destruindo Pompéia e Herculano, uma fábrica de sabão estava entre as indústrias que foram encobertas para a posteridade.


SABÃO E DETERGENTE



Já nos primeiros anos da era cristã, os gauleses ferviam sebo e cinzas para fabricar uma forma primitiva de sabão. Conhecido pelos romanos e fenícios e artigo de luxo na Idade Média, o sabão tornou-se produto de uso generalizado a partir do século XIX. Desde a segunda guerra mundial, a fabricação de sabão a partir de materiais naturais vem diminuindo em benefício do detergente sintético.


Sabão e detergente são compostos químicos destinados à limpeza. Os detergentes são produtos sintéticos destinados a remover detritos de superfícies sólidas, lisas ou porosas. O sabão é, na verdade, um tipo mais simples de detergente e compreende todos os sais de ácidos gordurosos. Os sabões se dividem em duros, ou sódicos, e moles, ou potássicos. Quando tanto o sódio como o potássio estão presentes em sua composição, o sabão se classifica segundo a base preponderante.


Os sabões são fabricados com álcalis e gorduras. Tradicionalmente, a soda cáustica e as gorduras eram misturadas em grandes cubas aquecidas por diferentes meios até o ponto de ebulição. O processo moderno é o da hidrólise direta das gorduras a temperaturas elevadas. Uma grande desvantagem do sabão é sua tendência a reagir ao cálcio e magnésio da água dura, com a formação de um resíduo insolúvel, motivo pelo qual tende a ser substituído pelos detergentes sintéticos.


O elemento básico do detergente é um agente de superfície ou agente tensoativo, que reduz a tensão superficial dos líquidos, sobretudo da água, e facilita a formação e a estabilização de soluções coloidais, de emulsões e de espuma no líquido. Para penetrar na superfície e interfaces dos corpos (adsorção), a molécula do agente tensoativo contém uma parte polar ou hidrofílica, solúvel em água, e uma parte lipofílica, solúvel em gordura.


Os detergentes dividem-se em aniônicos, em que a atividade superficial é desempenhada por íons negativos (ânions); catiônicos, em que a mesma é desempenhada por íons positivos; não-iônicos, cuja molécula inteira é superficialmente ativa; e anfolíticos, em que a atividade superficial pode ser positiva ou negativa, de acordo com o índice de acidez (pH) da solução.


Fonte: http://www.coladaweb.com/



Fabricando seu próprio sabão:

(Obs: Este procedimento precisa ser realizado por um adulto, ou supervisionado por algum !!!!)


Receita 1:


- 5 Litros de óleo de cozinha usado;

- 2 Litros de água;

- 200 ml de Amaciante de Roupas;

- 1 Kg de Soda Cáustica em escamas;


Colocar com cuidado, a soda caustica em escamas no fundo de um balde. Em seguida, adicionar a água fervendo e mexer até diluir toda a soda. acrescentar óleo e mexer. Misturar bem o amaciante.Jogar a mistura numa forma e cortar as barras do sabão somente no dia seguinte.



Receita 2( Com Aroma)


- 4 Litros de óleo de cozinha Usado

- 2 Litros de água

- 1/2 Copo de sabão em pó

- 1 Kg de soda caustica e escama

- 5 ml de óleo aromático de erva doce ou outro a gosto

Esquentar a água. Separar meio litro e dissolver o sabão em pó nele. Dissolver a soda cautica nos 3 litros e meio restante. Adicionar lentamente as duas soluções ao óleo e mexer durante vinte minutos. Adicionar a essencia mexendo bem, e despejar nas formas escolhidas. Desenformar apenas no dia seguinte.


Muito bem!!!!

Agora que já sabemos da história e já aprendemos a fabricar nosso proprio sabão, vamos fazer uma revisão para arrasar na hora da prova, e ganhar o botton lá no campori ok!


1. Que ingredientes são usados para fazer sabão?

2. Qual a diferença entre sabão e detergente?

3. O que causa a ação limpadora do sabão?

4. Escrever ou contar uma história sobre a origem e histórico do sabão

5. Mencionar sete tipos de sabão:

6. O que é Espuma?

7. Esculpir um objeto numa barra de sabão.

8. Decorar uma barra de sabão para dar de presente.

9. fazer uma cena a partir de sabão batido, usando pelo menos três cores.


Fonte: Site oficial dos Desbravadores | www.desbravadores.org.br



Pois é o Campori Cariocão está Chegando e o nosso clube estará marcando presença!!!!

Nossas atividades tiveram inicio no dia 06/02/2010, Louvado Seja o nosso Senhor Jesus!!Nosso objetivo para este ano é " DIAMANTE"

Nenhum comentário:

Postar um comentário